terça-feira, 13 de outubro de 2015

OS HORMÔNIOS TIREOIDIANOS OPERAM EM UM AMBIENTE HORMONAL COMPLEXO QUE INCLUI OVÁRIO, PITUITÁRIA, HORMÔNIOS SUPRARRENAIS E PANCREÁTICOS, NEUROTRANSMISSORES COMO A SEROTONINA, HORMÔNIOS HIPOTALÂMICOS E DA PINEAL. DR. WINIFRED CUTLER, O BIÓLOGO, CHAMA ISSO DE "SINFONIA HORMONAL".

Podemos ter individualmente pouco conhecimento e nenhum modelo de trabalho da inter-relação desses hormônios, mas isso não é desculpa para ignorar as relações que têm sido observadas, como muitas vezes acontece quando as mulheres visitam seu ginecologista, em seguida, seu endocrinologista, e, em seguida, seu psiquiatra. Ele também não é desculpa para negar a existência de tais relações profissionais, até porque o sofrimento é individual e acomete mais de 75% do gênero feminino, nem também significa a entrada na 3ª idade, por que a simples retirada dos ovários em qualquer idade ou deficiência desses hormônios também em qualquer idade é muito frequente e leva à mesma sintomatologia, podendo até ser de maior intensidade. Dra. Elizabeth Vliet escreveu um livro muito interessante chamado “Gritando para ser ouvida: Conexões hormonais que as mulheres suspeitam e os Médicos Ignoram”, que começa a abordar algumas das conexões entre hormônios nos problemas femininos comuns como enxaqueca, hipotireoidismo, TPM, menopausa, fadiga crônica, fibromialgia e alergias. 

Abordaremos o conteúdo de algumas de suas idéias, bem como as do Dr. John Lee de seu livro “O que seu médico não pode lhe dizer sobre menopausa”. Ele também foi envolvido por influências minhas próprias de experiências como uma mulher que agora está com hipotireoidismo (depois de iodo radioativo), que no momento de suas conversas com o endocrinologista, Dr. Kenneth Blanchard, em Newton Wellesley Hospital em Newton, MA., eu soube que estava na perimenopausa.

É TUDO SOBRE O EQUILÍBRIO HORMONAL

A menopausa ocorre quando os ovários da mulher ficam sem óvulos viáveis, e param de produzir estrogênio e progesterona suficientes para produzir um ciclo menstrual. Para muitas mulheres, em torno de 25 % das mulheres, isso acontece de forma gradual e confortável e elas têm uma menopausa muito fácil. Na pós-menopausa, elas rapidamente estabelecem um novo equilíbrio hormonal com níveis mais baixos de ambos os hormônios e elas experimentam alguns sintomas desconfortáveis, este fato ocorre em torno de 75% das mulheres. 

Outras mulheres sentem uma série de sintomas difíceis e estão incluídas nessa estatística. A progesterona declina antes do estrogênio ou o estrogênio diminui vertiginosamente em vez de forma gradual, ou ambos os hormônios são produzidos de forma irregular em um ano ou em doze anos antes da menopausa, criando desequilíbrios hormonais que causam sintomas como alterações de humor, depressão, ansiedade, desejos por certos alimentos, ciclos de sangramento intenso, dores musculares e articulares, ciclos curtos, dores de cabeça cíclicas, transpiração ou vaso constrição aumentadas “denominadas de fogachos e friachos”. Essa sintomatologia pode começar a parecer permanente na pós-menopausa. As anomalias da tireóide podem criar problemas no ciclo menstrual, infertilidade, mesmo em mulheres mais jovens; em mulheres na perimenopausa estes problemas são muitas vezes exacerbados e deve ficar bem claro que na perimenopausa a mulher pode engravidar. A tireóide está relacionada com os hormônios reprodutivos de duas maneiras. 
Em primeiro lugar, os hormônios da tireóide regulam o metabolismo, que é muitas vezes erroneamente considerado como o quão rápido você queima calorias, mas na verdade é definido como "a atividade da célula." Diferentes células, tais como células cerebrais, células de osso e células do tecido do ovário, têm diferentes atividades. Assim a tireóide afeta muitas atividades fisiológicas do corpo, incluindo a atividade da glândula reprodutiva. Em segundo lugar, os hormônios da tireóide têm semelhanças com certos metabólitos de estrógeno e progesterona, e os locais do receptor para a captação dos hormônios da tireóide pode ser bloqueado por estrógeno e progesterona. Desequilíbrios de hormônios tireoidianos T3 e T4, combinados com os desequilíbrios de estrógeno e progesterona, podem produzir muitos efeitos diferentes nas áreas de regulação da temperatura, retenção de líquidos, energia, sono, assim como no ganho de peso, principalmente na região abdominal. Às vezes é muito difícil de responder à pergunta: “É a minha tireóide, ou é menopausa?” Muitos médicos diriam que com certeza, um problema de tireóide não tratada pode contribuir para a infertilidade, transtorno disfórico pré-menstrual, e os sintomas da menopausa, mas se sua tireóide está na faixa da normalidade, não está implicada. 


Dr. João Santos Caio Jr.

Endocrinologia – Neuroendocrinologista

CRM 20611


Dra. Henriqueta V. Caio
Endocrinologista – Medicina Interna
CRM 28930

Como saber mais:
1. O trabalho inicial de vários grandes ensaios de terapia hormonal, incluindo a Iniciativa de Saúde da Mulher (Women's Health Initiative - WHI) e do Estudo do Coração e Reposição de Estrógeno (ECRE), sugerido ligações entre sintoma vasomotor - SVM e doença cardiovascular (DCV)...
http://hormoniocrescimentoadultos.blogspot.com.

2. Em ambos os estudos, o risco de doença cardíaca coronária evento elevado associado ao uso de terapia hormonal foram maiores entre as mulheres que relataram moderadas a grave SVM no início do estudo e, no WHI, as mulheres mais velhas com SVM...
http://longevidadefutura.blogspot.com

3. Temos acompanhado estas observações iniciais no SWAN, explorando as ligações possíveis entre SVM e DCV...
http://imcobesidade.blogspot.com

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.


Referências Bibliográficas:
Caio Jr, João Santos, Dr.; Endocrinologista, Neuroendocrinologista, Caio,H. V., Dra. Endocrinologista, Medicina Interna – Van Der Häägen Brazil, São Paulo, Brasil; Badawy A, State O, Sherief S. Can thyroid dysfunction explicate severe menopausal symptoms? J Obstet Gynaecol. 2007 Jul;27(5):503-505; Schindler AE. Thyroid function and postmenopause. Gynecol Endocrinol. 2003 Feb;17(1):79-85; Mazer NA. Interaction of estrogen therapy and thyroid hormone replacement in postmenopausal women. Thyroid. 2004;14 Suppl 1:S27-34; Hak AE, Pols HA, Visser TJ, et al. Subclinical hypothyroidism is an independent risk factor for atherosclerosis and myocardial infarction in elderly women: the Rotterdam Study. Ann Intern Med. 2000 Feb 15;132(4):270-8; Rodondi N, den Elzen WP, Bauer DC, et al. Subclinical hypothyroidism and the risk of coronary heart disease and mortality. JAMA. 2010 Sep 22;304(12):1365-74; Pizzorno L. Clinical Approaches to Hormonal and Neuroendocrine Imbalances. In: Jones DS, ed. Textbook of Functional Medicine. Gig Harbor, WA: The Institute for Functional Medicine; 2010:644-650; Badawy A, State O, Sherief S. Can thyroid dysfunction explicate severe menopausal symptoms? J Obstet Gynaecol. 2007 Jul;27(5):503-505.



Contato:
Fones: 55 (11) 2371-3337 / (11)5572-4848 / (11) 9.8197-4706  
Rua Estela, 515 - Bloco D - 12º andar - Conj 121/122
Paraíso - São Paulo - SP - CEP 04011-002
Email: vanderhaagenbrasil@gmail.com 

Site Van Der Häägen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br
http://drcaiojr.site.med.br
http://dracaio.site.med.br



Instagram
https://instagram.com/clinicascaio/

João Santos Caio Jr
http://google.com/+JoaoSantosCaioJr

Vídeo
http://youtu.be/woonaiFJQwY

Google Maps:
http://maps.google.com.br/maps/place?cid=5099901339000351730&q=Van+Der+Haagen+Brasil&hl=pt&sll=-23.578256,46.645653&sspn=0.005074,0.009645&ie=UTF8&ll=-23.575591,-46.650481&spn=0,0&t = h&z=17